Gráfica da Tribuna Independente é homenageada nos 50 anos no Polo Multissetorial de Maceió

Claudio Bulgarelli

No ano em que o jornal Tribuna Independente comemora seus 18 anos de criação, nada mais justo do que a homenagem realizada na manhã desta quinta-feira,4, na sede da ADEDI, a Associação das Empresas do Polo Multissetorial Governador Luiz Cavalcante, no Tabuleiro do Martins, que está completando 50 anos como marco para o desenvolvimento econômico e social da cidade.  Com a presença do presidente da Adedi, Rafael Tenório, do vice-prefeito Rodrigo Cunha e do empresário Júnior Pinheiro, secretário da SEMINC, que é a secretaria municipal de Indústria, Comércio e Serviço, a Tribuna esteve representada pelo jornalista Claudio Bulgarelli, que recebeu a placa comemorativa.

Foi através da ação política do governador da época, Divaldo Suruagy, que nasceu, em 1975, o Polo Industrial de Maceió. Do ano de sua criação, a história do Polo pode ser dividida em três fases, com ascensão, declínio e a atual conjuntura. A primeira fase começou no ano de 1975 quando Alagoas já apresentava potencial industrial, pois, era considerado uma dos maiores produtores de açúcar do Brasil. O Polo nessa época ofereceu oportunidade de expansão para o setor industrial açucareiro e o setor metal mecânico que servia como apoio na produção de maquinários para as usinas. A segunda fase começou em 1990, quando a região apresentou sinais de declínio e abandono.

Esse período entre 1990 e 2000, foi caracterizado também pelo declínio do consumo de álcool e marcado pelo fim do Programa Nacional do Álcool – PROALCOOL, pela falência da Companhia de Desenvolvimento de Alagoas – CODEAL e pelo não-investimento em infraestrutura na região industrial. A última fase, a etapa da atual conjuntura, marca uma fase de revitalização do polo, que a partir de 2009 teve melhorias como ruas asfaltadas, iluminação pública, ciclovia. Apesar disso, enfrenta desafios como o transporte público e a macrodrenagem, que ainda não foi concluída, a falta de novas áreas para atrair novas empresas e a necessidade de modernização e ampliação.

Atualmente, além de apresentar crescimento, com potencial de expansão, o Polo reúne cerca de 120 empresas, gerando quase 20 mil empregos. Somente as empresas do setor químico, alimentício, cimento e petroquímico, geram mais de 5.500 empregos e contribuem para o crescimento econômico de Alagoas.

Para o presidente da ADEDI, Rafael Tenório, que assumiu oficialmente a presidência da Associação no último mês de setembro, a entidade, que representa cerca de 120 empresas, responsável por gerar aproximadamente 20 mil empregos diretos, sendo parte fundamental no desenvolvimento de Alagoas, comemorar meio século de vida, é fundamental. “Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais a Adedi, buscando benefícios, oportunidades e crescimento para nossas empresas e para todo o setor industrial do nosso estado. E nessa data comemorativa, ainda mais´´.

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *