Jacintinho é o primeiro bairro com o lançamento do projeto Turismo Comunitário

Compartihe

Claudio Bulgarelli

Em vários países, especialmente na Europa, e mais recentemente no Brasil, o turismo de base comunitária tem ganhado espaço entre a preferência de muitos viajantes, especialmente quando agências receptivas disponibilizam esses locais para visitação em seus pacotes. As agências, que enxergaram nesse tipo de turismo um novo nicho, vendem a ideia de mais do que simplesmente visitar comunidades, o turismo comunitário valoriza a cultura local, além de trazer emprego e renda para os moradores da comunidade. No Rio de Janeiro, por exemplo, pioneiro nesse tipo de atividade, os turistas se conectam de verdade com outras pessoas e saem mais próximos de uma nova cultura.

Diversas iniciativas de turismo de base comunitária têm surgido e se fortalecido pelo Brasil, apresentando culturas únicas e trazendo novas oportunidades para os comunitários, que se beneficiam da atividade turística. Além disso, essas experiências de turismo são profundas e ao mesmo tempo singulares, que costumam transformar positivamente os viajantes.

Teoricamente, o turismo de base comunitária é uma modalidade de turismo que é desenvolvida pelos próprios moradores de um lugar, passando a articular atividades, operações e empreendimentos em uma comunidade que recebe visitantes de vários níveis. Mas quando o poder púbico se associa a comunidade local, os projetos se desenvolvem muito mais rapidamente, criando uma série de novas oportunidades.

Assim está acontecendo em Maceió, através da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, que deu o pontapé inicial ao projeto Turismo Comunitário, iniciativa que vai valorizar os bairros de Maceió e dar protagonismo à população local no processo turístico. Com a presença da secretária Patrícia Mourão, e para marcar o início da roteirização, a SEMTEL realizou uma ação na Praça Mirante do Jacintinho em parceria com os moradores. Teve Coco de Roda, Exposição de Artesanato, Capoeira e outras atividades. Segundo Patrícia Mourão, “
Além das belas praias, Maceió tem bairros incríveis para conhecer´´. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *