Marx Beltrão defende internet 5G grátis nas escolas e indica pedido ao Ministério das Comunicações

Compartihe

O Brasil deve viver em breve uma nova era no acesso à internet. O Ministério das Comunicações deve realizar ainda em 2021 o leilão da chamada Internet 5G. Chamada de quinta geração de acesso à internet, o 5G irá trazer mais velocidade de conexão para downloads e uploads em aparelhos móveis com uma cobertura mais ampla e uma conexão mais estável. Sua chegada, porém, promete ir muito além de simplesmente melhorar as redes 3G e 4G atuais, e deve revolucionar o acesso à internet em todo o país.
E o deputado federal Marx Beltrão (PSD), vem lutando para que os benefícios do 5G, quando acessíveis, sejam implantados também em benefício das escolas e da educação pública dos mais de 5 mil municípios brasileiros e 102 de alagoanos. Em uma indicação assinada pelo parlamentar (INC nº 708/2021) e destinada ao ministro das Comunicações Fábio Farias, Marx Beltrão pede para que o edital do leilão do 5G no país tenha a previsão de que os vencedores da licitação instalem, sem custos, internet de alta velocidade em todas as escolas do Brasil.

“No Brasil, infelizmente, cerca de 30% das mais de 140 mil escolas públicas brasileiras ainda não contam com nenhum tipo de acesso à internet. Neste sentido, uma vez que o leilão do 5G pode arrecadar cerca de R$ 40 bilhões, seria adequado, em face da carência de internet nas escolas públicas, colocar no edital uma obrigação para que as empresas vencedoras conectem à internet todas as escolas públicas ainda sem internet em suas respectivas áreas de concessão. No nosso entendimento, é imprescindível que as escolas estejam contempladas de forma explícita no edital com previsão de receberem sem custos internet 5G” diz um trecho da Indicação protocolada por Marx Beltrão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *