Prefeitura de Maceió e BNB viabilizam crédito de R$ 35 milhões para profissionais do turismo

Compartihe

Os profissionais de turismo de Alagoas podem ser beneficiados por crédito de R$ 35 milhões disponibilizado pelo Fundo Geral do Turismo (Fungetur), através do Banco do Nordeste (BNB). O anúncio foi feito durante reunião realizada nesta terça-feira (24), com representantes do BNB e o secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Ricardo Santa Ritta, e a secretária-adjunta de Turismo, Josi Mendes.

A linha de crédito anunciada está sendo disponibilizada para os micro, pequenos e médios empreendedores que atuam no setor turístico e que tiveram suas atividades profissionais afetadas pela pandemia. 

Com juros de 5% ao ano, mais a taxa Selic, a linha de crédito pode ser paga em até 240 meses, para projetos de investimentos em obras em civis e capital de giro associado, com prazo de carência de 60 meses. Já para a modalidade de capital de giro isolado ou investimentos para aquisição de bens, o prazo é de até 60 meses, incluindo uma carência de até 12 meses.

O crédito é destinado às empresas dos segmentos do Turismo que estejam devidamente cadastradas no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos – CADASTUR, do Ministério do Turismo, e façam parte do Mapa do Turismo, também definido pelo Mtur.

De acordo com o  titular da Semtel, Ricardo Santa Ritta, o crédito é essencial para a manutenção do setor. “O Prefeito JHC nos deu a missão de articular juntos às instituições a viabilidade desses créditos, pois sabemos das dificuldades do setor nesse momento de pandemia. Com acesso a condições facilitadas de pagamento com juros baixos, o empreendedor poderá ter mais flexibilidade para manter os empregos e retomar suas atividades econômicas”, ressaltou. 

Os segmentos que podem acessar: meios de hospedagem; agências de turismo; transportadoras turísticas; organizadoras de eventos; parques temáticos; acampamentos turísticos; restaurantes, cafeterias, bares e similares; centros ou locais destinados a convenções e/ou a feiras e a exposições e similares; parques temáticos aquáticos e empreendimentos dotados de equipamentos de entretenimento e lazer; marinas e empreendimentos de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva; casas de espetáculos e equipamentos de animação turística; organizadores, promotores e prestadores de serviços de infraestrutura, locação de equipamentos e montadoras de feiras de negócios, exposições e eventos; locadoras de veículos para turistas; e prestadores de serviços especializados na realização e promoção das diversas modalidades dos segmentos turísticos, inclusive atrações turísticas e empresas de planejamento, bem como a prática de suas atividades.

Para mais informações sobre a linha de crédito concedida pelo Banco do Nordeste, o empresário pode acessar o site https://bnb.gov.br/web/guest/fungetur ou ligar para o número (82) 3216-4570/4581. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *