Complexo de águas atrai turista à Jequiá da Praia

Compartihe

Claudio Bulgarelli

Com Assessoria de Comunicação Prefeitura de Jequiá da Praia

Cercada de belezas naturais e com um grande potencial para o turismo ecológico, o município de Jequiá da Praia se destaca na Região Sul de Alagoas para os visitantes que procuram um contato maior com a natureza. Com um complexo de águas, banhada por rio, pelo oceano atlântico e pela lagoa, o município é rico na cultura da pesca, uma tradição muito forte praticada pela comunidade local que vê na atividade como uma das formas de sustento. Estima-se que 76% da população pratique, direta ou indiretamente, a pesca artesanal.

O turista que vai à Jequiá da Praia é transportado para um cenário rústico, com os passeios de barco, com os banhos de lama nos manguezais ou com as vistas das falésias. O prefeito Felipe Jatobá explica que ações de conscientização ambiental são realizadas com os comerciantes para a preservação do local. “Os produtos da pesca geram frutos tanto na gastronomia, quanto no artesanato, o que já dá mais de uma opção de renda para quem vive da prática, além de fomentar a cultura local”, conta o gestor municipal.

Já o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Rafael Antenor, conta que entre as atividades turísticas com grande potencial, estão a bike aquática, caiaque, stand up pedal e pesca esportiva. O secretário explica ainda que a cidade tem um grande valor natural, e que a Reserva Extrativista Marinha Lagoa do Jequiá (RESEX) é uma grande parceria para a preservação local, reconhecida nacionalmente. “A lagoa de Jequiá é a terceira maior lagoa do estado, com uma extensão 18 km e 1 km de largura, sendo a lagoa com o maior volume de água do estado, além de uma das mais profundas do país”, conta.

O titular da pasta informa também que o município tem se preparado para atender aos turistas. “Durante a pandemia procuramos fazer cursos de capacitações, firmando diversas parcerias, para que, a partir do momento que fosse seguro, recebermos os turistas da melhor forma. Queremos que as pessoas conheçam o paraíso que é Jequiá da Praia e que entendam que a preservação desses espaços são de extrema importância para as futuras gerações”.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *