Maceió terá em breve o primeiro Plano Municipal de Turismo

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Um plano municipal de turismo é uma ferramenta que tem o intuito de contribuir com o desenvolvimento da atividade em âmbito municipal, apresentando estratégias e ações voltadas ao incremento e estruturação do turismo no destino. Pensando dessa forma é que a prefeitura de Maceió, com apoio do SEBRAE Alagoas, apresentará em breve todas as ações do Primeiro Plano Municipal de Turismo. Alguns dos objetivos do plano é identificar as potencialidades do destino, diversificar os investimentos no setor e definir políticas públicas a serem implantadas.

O documento, que está sendo elaborado com participação da equipe da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, e que conta com a colaboração de toda a cadeia do turismo, como hotéis, bares e restaurantes, setor de eventos, movimentos culturais, ambulantes da orla, jangadeiros, profissionais do artesanato, associação dos bairros da capital, além de outras secretarias da gestão municipal, prevê objetivos e ações estratégicas a serem implantadas, geridas e monitoradas em médio e longo prazo, a partir de observações e tendências de mercado.

Segundo a titular da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Patrícia Mourão, apesar da natural vocação turística da capital, Maceió nunca teve um Plano Municipal de Turismo. “Essa é uma ação importantíssima, uma bússola essencial para estabelecer metas e consolidar a capital como um dos principais destinos do Brasil. Hoje, o turismo representa grande parte de todos os empregos do Estado e responde por 8,1% do PIB (Produto Interno Bruto) do país, uma atividade que cresce ano após ano”, destacou a secretária.

Ainda segundo Patrícia, o Plano Municipal será mais um importante aliado para a retomada efetiva do segmento, um dos mais prejudicados pela pandemia da Covid-19. “Vamos dar voz a cada empresário e convergir soluções para a construção de uma política de turismo sustentável e coerente com as especificidades do destino Maceió. Segundo estudos recentes, a tendência indica que os turistas têm buscado, inicialmente, por regiões próximas, que permitam viagens de carro, com atividades de lazer em contato com a natureza. Assim, os destinos com oferta a céu aberto são os que mais terão demanda, com o turismo doméstico e as slow travel, que têm ganhando destaque no interesse do consumidor. Nesses quesitos, Maceió desponta de forma espontânea”, complementou.

Para iniciar o processo de criação do Plano Municipal de Turismo, a equipe da Semtel participou de oficinas de Metodologia de Canvas, uma ferramenta de planejamento estratégico que permite aprimorar modelos de negócio e projetos novos ou já existentes. A previsão é que já nesta semana os primeiros passos do novo documento sejam desenvolvidos.

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