Alagoas também passa a ter a Câmara de Comércio Brasil – Portugal

Compartihe

Último estado da federação a formalizar uma Câmara de Comércio com Portugal, Alagoas agora também já conta com esse importante instrumento de intercâmbio internacional. Com uma rede de serviços ampliada, incluindo, além do comércio, cultura, indústria, serviços e turismo, a Câmara Brasil-Portugal em Alagoas, é uma associação civil, sem fins lucrativos, com sede em Maceió, que tem como missão estreitar os laços de amizade já existentes entre o Brasil e Portugal, além de reforçar a imagem de Portugal no mercado brasileiro e vice-versa, dando especial atenção ao relacionamento entre o Estado de Alagoas e o país europeu.

A Câmara nasceu com o propósito de poder abrir filiais ou representações em qualquer parte do Brasil ou de Portugal, ou em qualquer país de língua portuguesa. E estabeleceu como objetivos a promoção do desenvolvimento das relações econômicas e sociais, envolvendo empresas e instituições de Portugal e do Brasil em especial do Estado de Alagoas, com a finalidade de facilitar o intercâmbio de ideias e a cooperação entre os Associados. Seu estatuto prevê a representação dos interesses dos Associados junto de entidades e instituições estaduais, nacionais do Brasil e de Portugal.

Um dos pilares da nova Câmara é o fomento de acordos bilaterais entre Portugal e Brasil, em especial com o Estado de Alagoas, como o acompanhamento do processo decisório do poder público em assuntos que afetem esses negócios bilaterais. Também pretende promover empresas associadas e de seus produtos e serviços em todo o mundo, buscando o desenvolvimento e estruturação de negócios triangulares, envolvendo empresas alagoanas e portuguesas, bem como a implementação de acordos de cooperação com outras entidades públicas.

Por fim a Câmara vai prestar apoio e orientação às empresas e investidores quanto às características legais, fiscais e negociais dos países envolvidos nas relações, como, por exemplo, a assistência no processo de internacionalização empresarial, através da elaboração de Planos de Exportação, Inteligência Comercial, informações sobre feiras internacionais e eventos de negócios.

A Câmara Brasil – Portugal em Alagoas tem como presidente a engenheira Rayanne Lima Sandes; como diretora vice-presidente Beatriz de Freitas Oliveira, bacharel em direito; como diretora tesoureira a engenheira Raysa Victória Lira Correia e como membro suplente o engenheiro Yrlan Barros Calheiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *