Santuário Santa Tereza e ótima opção para bate e volta durante a semana

Compartihe

Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte

A quadra chuvosa começou e mesmo com o decreto de distanciamento social ainda na fase vermelha, existem ótimas opções de passeios pela zona rural de Alagoas, que podem ser feitos no sistema bate e volta.  Longe das praias, o estado ostenta outras belezas, pouco exploradas, como é o caso do Santuário Ecológico Santa Tereza, em Atalaia; que abre de segunda a sexta e nos feriados, de 7 da manhã até as 16n horas..

O santuário é uma fazenda com ambientes paradisíacos e uma represa natural com piscinas de águas transparentes. Considerado um paraíso em terras atalaienses, o Santuário Ecológico, com suas piscinas naturais, é um dos locais mais belos de Alagoas. É uma fazenda repleta de belezas naturais e mesmo fora da rota turística, mas já descoberto por algumas agências, como a Flamingo Excursões, que tem levado turistas e mesmo maceioenses para um dos lugares mais belos do interior.

São três piscinas ou represas. A principal possui trampolim, onde crianças e adultos se divertem. A segunda tem uma grande bica, além de uma vegetação mais fechada. E a terceira, tem a piscina bem menor que as outras e a menos usada. Mas o Santuário vai muito além das piscinas, já que possui um criadouro autorizado pelo IBAMA, que tem como objetivo proteger animais que não possuem condições de retornar ao convívio da natureza. Cerca de 450 animais vivem no local. É possível encontrar mamíferos, répteis, aves aquáticas, tucanos, araras-azuis e vermelhas, além de grande variedade de outros pássaros.

A melhor forma de chegar é por conta própria de carro, ou fazendo alguma excursão. Os guias tradicionais, não tem o costume de oferecer o passeio até o local. Se optar ir por conta própria de carro, basta informar no Waze ou Google Maps “santuário ecológico fazenda santa Tereza”, que você será levado próximo a portaria. O caminho é lindo com área fechada da mata atlântica e depois uma linda vista de morros ao redor. Se preferir ir de excursão, entre em contato com Jhon, da Flamingo Excursões, @flamingoexcursoes no Instagram.

No local ainda se pode apreciar a boa comida da Sil, que ficou famosa com seus caldinhos. Apesar de ter a famosa barraca da Sil, é permitido levar sua própria bebida e churrasqueira. Adicionalmente, no local tem um banheiro publico para utilização dos visitantes.

O Santuário Eco Santa Tereza funciona de segunda a sexta e nos feriados, das 7 às 16 horas. Para entrar existe uma taxa de 20 reais para adultos e crianças abaixo de 10 anos não paga.  Mais informações basta entrar no Instagram @santuario_eco_santatereza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *