Valmiro Costa desbanca grupo político há mais de 40 anos no poder em Poço das Trincheiras

Compartihe

O município de Poço das Trincheiras, sertão alagoano, enfim viveu sua revolução. É que o candidato da oposição, Valmiro Costa, do PSDB, ganhou a eleição disputando contra o grupo político de Gildo Rodrigues, que mantinha o poder há cerca de 40 anos. Só ele, o próprio Gildo, já foi prefeito pelo menos sete vezes, uma delas disputando com a ex-mulher, a atual prefeita Aparecida Ferreira Rodrigues, de quem voltou a ser aliado, elegendo-a duas vezes.

Valmiro é agrônomo e ex-funcionário da Emater, e chegou ser vice de Aparecida, em um dos três mandatos que ela exerceu. Persistente, ele já vinha tentando chegar à prefeitura há pelo menos quatro eleições, sempre disputando contra o mesmo grupo político do ex-prefeito Gildo Rodrigues. Na eleição passada, a diferença entre ele e a candidata eleita, Aparecida Ferreira foi de menos de 300 votos.

Desta vez a história foi diferente e o povo cansado do mesmo grupo no poder resolveu dar um basta e elegeu Valmiro com 56,71% dos votos válidos, totalizando 4.360 mil eleitores. Em segundo lugar ficou a atual prefeita da cidade, Aparecida Ferreira, do MDB, que obteve 3.328 votos. Esta foi à quarta tentativa de Valmiro Costa ao cargo do Poder Executivo e, ao seu lado, a sigla escolheu Erivan Ramos para ser o candidato à vice. Valmiro também entra para a história, pois a diferença foi de 1032 votos, que fizeram com que ele tivesse a maior votação de um prefeito na história de Poço e consequentemente a maior diferença.

Nascido no município de Pinboda, em 1953, José Valmiro Gomes da Costa vai ter na Câmara de Vereadores importantes aliados, pois seu partido elegeu 5 vereadores, três dos quais três foram os mais votados. Navo Martins, com 504 votos; Junior De Bolero, 451 votos e João De Cornélio, 430 votos. Elegeu ainda o 5º mais votado, Rafa De Erivan, com 390 votos e Luzinete, com 355 votos, que teve mais votos do que os últimos 4 colocados.Em outubro, Valmiro recebeu apoio de um importante aliado. O deputado federal Isnaldo Bulhões Júnior, do MDB, declarou o apoio a candidatura de Valmiro Costa. Na época o deputado disse: “Diante da renúncia do candidato a prefeito Deivisson e do vice Dero, quero anunciar meu apoio incondicional a campanha do Valmiro e do Erivan. O sentimento de mudança tem contagiado a todos nós”, disse. Enfatizou que nenhum político a nível estadual conhece tão bem o município e as pessoas, e conversando com a população, percebeu que Poço vive os momentos mais difíceis dos últimos tempos. “Só temos uma forma de reagir, por meio da democracia. Não há tolerância mais a renovar uma administração que foi fadada e hoje é um fracasso”, argumentou