Alfredo Gaspar tem se revelado o melhor nome para a Prefeitura de Maceió

Compartihe

Promotor de Justiça de 3ª entrância, Alfredo Mendonça iniciou a carreira no Ministério Público Estadual de Alagoas em abril de 1996 na Promotoria de Justiça de Maravilha. Atuou como promotor em Palmeira dos Índios, Satuba e Paulo Jacinto, além de ter exercido seu ofício em várias Promotorias Especializadas da Capital e nos gabinetes da Procuradoria-Geral de Justiça e da Corregedoria Geral. Na condição de representante do MPE, participou também das investigações de casos de grande repercussão no Estado, a exemplo do assassinato da ex-deputada federal Ceci Cunha (1998) e do extermínio de moradores de rua em Maceió (2010).

Alfredo Mendonça também já compôs o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos e foi o secretário da Comissão do Concurso de Ingresso à Carreira do Ministério Público Estadual de Alagoas. Gaspar também foi secretário estadual da Segurança Pública no primeiro mandato do governador Renan Filho, mas deixou o cargo depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu membros do Ministério Público de exercerem cargos fora da instituição. Foi um secretário de Segurança Pública dos mais atuantes que Alagoas já teve. Depois Mendonça ocupou pela segunda vez a coordenação do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) do MPE, cuja missão principal é a de investigar organizações criminosas ligadas a assassinatos, tráfico de drogas e armas e quadrilhas especializadas em desviar recursos públicos. O Grupo ganhou reconhecimento após deflagrar sucessivas operações, que contou com as parcerias da 17ª Vara Criminal da Capital e das Polícias Militar e Civil, que costumam ser finalizadas com prisões e farto material apreendido após os cumprimentos de mandados de busca e apreensão. Pelos trabalhos à frente do Gecoc, o promotor recebeu em 2012 a Medalha Mérito do Ministério Público.

Seu nome começou a ganhar respaldo político desde o ano passado, quando foi cogitado para diversas situações políticas, que culminou na sua escolha para a Prefeitura de Maceió. No dia 15 de setembro o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) oficializou a candidatura do ex-procurador-geral de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça. O candidato a vice-prefeito é Tácio Melo, do Podemos, ex-superintendente municipal de Transportes e Trânsito. A convenção foi presencial, realizada na sede do diretório estadual na Jatiúca, em Maceió, e contou com a presença do governador Renan Filho. O partido tem 28 candidatos a vereador.

“Não dá para levar essa cidade adiante se você não tiver as portas abertas com o governo do estado e o governo federal. Não são para o prefeito essas portas abertas, mas para o cidadão lá na ponta, que precisa de políticas públicas. Não é à toa que eu estou ladeado aqui pelo governador do estado, que será um dos maiores parceiros de Maceió”, afirmou Gaspar.

Ele também falou do que espera para a campanha eleitoral. “Manter os meus princípios, começar essa disputa de cabeça erguida, honrando cada maceioense, e terminar essa corrida sabendo que eu fui o mesmo Alfredo do passado, do presente e do futuro. Alfredo Gaspar jamais será mudado pela política, levarei para a política os mesmos princípios de vida”.

No dia 13 de outubro levantamento feito pela empresa Paraná Pesquisas mostrava que Alfredo Gaspar de Mendonça estava empatado tecnicamente com JHC, considerando a margem de erro de 4 pontos percentuais. Com a mudança da equipe de marketing da campanha, Alfredo deve ganhar corpo e agregar os votos dos indecisos.