Prefeito David Pedrosa eleva Porto Calvo num patamar jamais visto na Região Norte

Compartihe

Não são somente as pesquisas que colocam o atual prefeito de Porto Calvo, David Pedrosa, do MDB, na condição de maior líder político do município, liderando todas as intenções de votos nas eleições municipais de novembro, mas por ter tido o mérito, nos últimos quatro anos, de ter elevado o município num patamar jamais visto, seja na esfera administrativa, de infraestrutura bem como no quesito turismo.

Em relação às pesquisas, por exemplo, são duas realizadas nos últimos meses. A última, no inicio de agosto, do Instituto Ibrape, devidamente registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número AL-07749/2020, para saber as intenções de votos para o cargo de prefeito, o atual gestor, David Pedrosa, lidera as intenções espontâneas. Ele aparece em primeiro lugar na simulação espontânea, quando não diz nome de nenhum pré-candidato, pois aparece com 35,0%.

David Pedrosa e Marx Beltrão – Foto: Divulgação

Em julho, outra pesquisa, agora do instituto DataSensus, também registrada sob o nº AL-01900/2020 no Tribunal Regional Eleitoral, o atual prefeito David Pedrosa lidera a intenção de voto na simulação espontânea. Ele aparece em primeiro lugar com 34,6% dos eleitores.

Para um município de quase 30 mil habitantes, com um enorme potencial econômico, sendo o principal motor do comércio da Região Norte, além de ter se tornado nos últimos anos em referencial na questão de turismo histórico, Porto Calvo abraçou a gestão do prefeito David Pedrosa nos últimos 4 anos.

Porto Calvo foi um dos primeiros locais a ser habitado pelos portugueses. O povoado foi se formando com o movimento entre o Norte e o Sul, assumindo características de vila nos primeiros 30 anos do século XVII. A origem do nome vem de uma lenda na qual um velho calvo, que morava às margens do rio, construiu um porto, conhecido como o “porto do calvo”.

David Pedrosa – Foto: Divulgação

Quando foi elevada à vila, passou a se chamar Bom Sucesso, em homenagem à vitória de Matias de Albuquerque contra os holandeses. Porto Calvo tem pelo menos uma figura que é destaque na história nacional: Domingos Fernandes Calabar, considerado traidor da pátria por ter se aliado aos holandeses para combater espanhóis e portugueses. Alguns historiadores, porém, acreditam que ele teria sido, na verdade, um herói, que acreditava que os holandeses eram os mais indicados para desenvolver o Brasil, que vivia miseravelmente sob o jugo de portugueses e espanhóis.

Porto Calvo possui vários monumentos históricos, como a Igreja Nossa Senhora da Apresentação, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, onde são promovidas quermesses e festas religiosas; Alto da Forca, herança do domínio holandês, onde atualmente se localiza o Hospital Municipal, de onde se pode admirar um maravilhoso cenário natural; Dentre as manifestações folclóricas estão registradas nas seguintes danças: arrasta-velha, cambina, pastoril, quadrilha e coco-de-roda, bem como o Carnaval.