Vânia Câmara, prefeita do Passo de Camaragibe, realiza ações em prol de seu município

Compartihe

Edvânia Farias Rocha Câmara ou Vânia Câmara, mas mais conhecida pela gente do Passo de Camaragibe como Vânia do Passo, se elegeu pelo PSD como prefeita do município de Passo de Camaragibe, Região Norte de Alagoas e tomou posse no dia 1º de janeiro de 2017 diante da população com um discurso que reforçava seu compromisso com todos os camaragibanos, enfatizando as prioridades voltadas para a saúde e educação, mas um olho em todas as direções do município. De lá para cá, Vânia agregou com seus ideias todas as parcelas da comunidade de um dos municípios mais importantes do Litoral Norte.

Em 2018, por exemplo, a Prefeitura de Passo de Camaragibe, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, aderiram ao PSE – Programa Saúde na Escola. Com o PSE, 12 ações foram desenvolvidas de forma conjunta nas escolas do município, como as de combate ao mosquito Aedes Aegypti; promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação. Além da promoção e avaliação de saúde bucal; verificação da situação vacinal; promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS; e promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

Mas a prefeita vem se destacando é nas ações de combate ao novo coronavírus. Em maio, por exemplo, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou a Unidade Sentinela, instalação de referência para casos de Covid-19 e síndromes gripais. Agiu também na frente educacional, com ações na rede pública de ensino para que os alunos não ficassem sem apoio durante a quarentena. Atividades físicas e virtuais elaboradas pela Secretaria Municipal de Educação estão mantendo os estudantes ocupados, garantindo seu avanço nas principais disciplinas enquanto as aulas presenciais não são retomadas. Com planejamento, foram minimizados os prejuízos causados pelo novo Coronavírus. Depois a Prefeitura adquiriu mais 100 testes rápidos para detecção da Covid-19. Foram investidos R$ 18 mil em recursos próprios para aquisição dos testes, fundamentais para verificação da doença em sua fase aguda, inflamatória ou fase de cura, facilitando a definição do tratamento. Essa foi à segunda compra de testes realizada pela prefeitura. Somados aos 350 testes enviados pelo Governo do Estado, o município já recebeu 550 unidades. Aos pacientes que recebem a confirmação da Covid-19, o município fornece também, no centro de referência da Covid-19- Unidade Sentinela, a medicação para tratamento domiciliar.

Finalizando o município foi relacionado pelo Governo Federal, entre as 71 cidades alagoanas beneficiadas com recursos para custeio e manutenção do Centro de Referência para Enfrentamento da Covid-19 – Unidade Sentinela. O município foi o 28⁰ em todo o Brasil a aderir, ainda em maio, ao convênio com a União e a portaria publicada nesta segunda confirma o repasse dos recursos. A Unidade Sentinela dispõe de três leitos masculinos, três leitos femininos e um leito pediátrico, medicamentos e capacidade para 100 atendimentos por dia.