Conheça as delicias do Basilico, o melhor restaurante italiano de Maceió

Compartihe

O Basilico Ristorante, o mais autentico dos italianos em Maceió, tem a melhor comida italiana que alguém possa provar em todo o estado de Alagoas, com a vantagem de ter preços bem bacanas, o que é uma boa notícia para os amantes da culinária do belo país e, sobretudo das massas, além de ter ainda proprietários italianos e uma chef, a chef Lori, diretamente da Toscana, a região da Itália onde a gastronomia é levada muito a sério e o prazer da cozinha e algo sagrado.

Para confirmar o que digo, já que sou suspeito por ser filho de italiano e apaixonado pela culinária do Basilico, só digo duas coisas: conquistou o certificado de Excelência do Trip Advisor por suas vezes, em 2016 e 2019. Ai foi eleito o 1º entre os italianos de Maceió e o 3º entre os mais de 1300 restaurantes da capital. O que dizer então, que os pratos conquistam logo na primeira garfada; que tudo é preparado com bastante dedicação; que o atendimento é quase que personalizado, o que faz com que o ambiente se torne único e os frequentadores se sintam importantes. Os atendentes sempre vêm à sua mesa perguntar se está gostando, se precisa de alguma coisa, se está tudo de acordo com o que pediu. Muitas vezes a chef Lori abandona suas panelas e ela mesmo vem fazer essas incursões no salão. É uma alegria.

A decoração do espaço é bastante agradável, do gênero intimista, mas bastante espaçoso. Nem dá para ouvir as conversas das mesas vizinhas. E celular, quase ninguém com ele enquanto se delicia com o menu, que é muito variado, embora seja exclusivamente de culinária italiana. Vamos começar pelas entradas, servidas numa tábua de frios, onde servem vários tipos de queijos, presuntos e salames, assim como umas torradinhas que eles fazem no próprio restaurante. As bruschettas também são deliciosas, e tudo isso apenas para começar.

Depois que tal pedir uma das delícias do restaurante, o talharim, que se desmancha na boca logo nas primeiras garfadas, de tão macio que ele é. Uma das particularidades é que você escolhe o tipo de massa que quer, e o molho. O molho toscana é fantástico, com pedacinhos de calabresa toscana. O molho de tomate também é uma delícia. Outro dos pratos mais servidos é a combinação de massas que a chef Lori prepara. As massas servidas são realmente fantásticas e super macias, sempre “al dente”. Mas nunca, jamais e em hipótese alguma, se for ao Basilico, esqueça de pedir o spaghetti al pesto, meu preferido. E um prato belíssimo, verde, com spaghetti italiano original e um creme de manjericão com pinoli, que na verdade é uma sementinha de um pinheiro chamado Pinus Pinea, muito comum na Itália. Para finalizar tem ainda o queijo parmigiano reggiano.

Que tal as entradas: Tábua da Lory ou o Crostone de Alchovas Italiane. Depois você pode escolher somente os primeiros pratos, com o trio de degustação de massas caseiras ou risotto do pescador. Ai vem os segundos pratos, com o Gran frutos do mar, a Tagliata ai porcini, que é o Filè mignon com preciosos cogumelos porcini italiano ou o talharim caseiro com lagosta. De sobremesa tem ainda mais delicias: Tiramisù, Semifreddo au chocolate amargo e caramelo e Creme Catalana flambada no maçarico.

No mais, o que posso dizer: Já foi, continue indo. Ainda não foi, vá o quanto antes. Está aberto todos os dias, das 12 horas às 23 horas, menos às terças-feiras, dia de folga. O Basilico Ristorante Italiano fica na Rua Deputado Luiz Gonzaga Coutinho, nº 186, na Jatiúca, na esquina com a Avenida Amélia Rosa. E como fica a poucos metros da praia, sempre pode ir dar um passeio depois de jantar.